quinta-feira, 3 de março de 2022

Carta de um professor às famílias de seus alunos

 


Carta de um professor às famílias de seus alunos
Ronaldo Novaes

No Latim, a palavra "Educação" significa: nutrir, criar, educar.
Também do Latim, a palavra "Educar" significa: guiar.

Os Gregos usavam a palavra "Pedagogia" que significa "tomar pela mão, guiar no caminho". 
Para os gregos, a pessoa que era encarregada de guiar as crianças, tomando-as pelas mãos era chamada de "pedagogo".

No Século 16, os franceses passaram a usar o termo "pedagogia" como "ciência do ensino". É por isso que as professoras e professores devem ser formados em pedagogia. Antes da LDB - Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394 de 1996), os professores primários eram formados no "Magistério".

A palavra magistério tem origem na palavra mestre que deriva da palavra profeta, não no sentido comum de profetizar e prever o futuro, mas no sentido daquele que ensina, que professa, ou seja, declara um conhecimento. O professor não prevê o futuro, mas contribui, através do ensino, por um futuro melhor.  

Por exemplo, eu sou mestre em música e arte, portanto através do meu conhecimento, eu declaro e professo conhecimentos profundos sobre música e arte. Conhecimentos que adquiri ao longo de muitos anos de estudo. Para alcançar o título de mestre, eu passei por várias camadas de ensino (do fundamental à faculdade), me graduando e, posteriormente, me aprofundando.  

Por que o professor sempre busca a origem das palavras e sempre fala do Latim e do Grego? Porque nossa cultura tem origem nesses povos. É importante entender o significado original da palavra para ter clareza de raciocínio. Mas voltemos à pergunta inicial:  

"Por que a escola é parceira das famílias?"

A Escola é o lugar do conhecimento.
A Família é o lugar da sabedoria.
Na escola, as crianças tem oportunidade de desenvolver a sabedoria que trazem de suas famílias.

A família cria e a escola ajuda essa criação a evoluir e crescer, nutrindo com conhecimento. Em alguns casos, a escola ajuda até mesmo na nutrição, na alimentação (educar é nutrir). A família tem sonhos, projetos e propósitos e quer que a criança também se realize, encontre seus sonhos, seus projetos e seu propósito. A escola guia a criança para que alcance esse objetivos (educar é guiar). Como a criança pode alcançar seus sonhos, projetos e objetivos? Através do conhecimento.

Que tipos de conhecimento uma criança precisa? De todos os bons conhecimentos! São eles:

Conhecimento Formal:
Aquele conhecimento que precisamos ter para viver em sociedade: saber ler, saber escrever, saber pensar corretamente (cientificamente, não apenas com achismos), saber filosofar: filosofia significa amor ao conhecimento, quem sabe filosofar tem pensamentos próprios e não é apenas um gado que segue a manada. Saber a origem e funcionamento das coisas, dominar a ciência e o entendimento (saber matemático, saber artístico, saber físico e corporal, saber geográfico, saber biológico e todos os infinitos saberes que a humanidade conquistou ao longo de sua existência). 

Conhecimento Informal
Aquele conhecimento que precisamos para viver bem conosco mesmo, com nossos amigos, com nossa família: saber afetivo (aprender sobre nossas emoções e como guia-las para uma vida plena); saber social (aprender a conviver com pensamentos e valores diferentes dos nossos); saber espiritual (compreender que a vida, a existência, é um grande mistério e os outros conhecimentos não são o suficiente para vivermos a aventura da existência).

Vocês perceberam como o caminho é imenso? Perceberam como o caminho é longo e profundo?

Por mais que você ame e cuide de seu filho, você não é capaz de oferecer tudo o que ele precisa para se desenvolver. Você precisa do apoio de pessoas que dedicaram a sua vida ao conhecimento. Pessoas que se consagraram ao Saber! Essas pessoas, são os professores e eles trabalham na escola. 

Por outro lado, por mais que um professor seja dedicado e ame as crianças, nenhum professor é capaz de substituir o poder de uma família. Há coisas na vida que só podemos aprender e desenvolver em família! Eu posso oferecer o brilho nos olhos de um professor entusiasmado, mas só você pode oferecer o brilho nos olhos de um pai ou uma mãe amorosos! 

A missão é muito grande para ficar apenas com um dos lados! Essa miss
Por isso, precisamos estarmos unidos, como parceiros!

Você quer que seu filho seja feliz e tenha sucesso na vida? 
Esteja próximo de seus professores! Seja proativo participe da vida escolar de sua criança! 
Sabemos que não é fácil! Muitos de vocês trabalham o dia todo até tarde da noite. Vocês tem preocupações com dinheiro, com o futuro, com os boletos... Mas nada disso substitui o brilho do olhar do seu filho!  Por isso a escola é parceira! Para ajudar! 

Mas entenda uma coisa: a escola não cuida apenas do seu filho! A escola cuida de uma comunidade inteira! Por isso, você precisa estar presente! Estar atento, viver e reviver com sua criança esse tempo mágico da infância! 

Você mãe, você pai, você avó, avô, tio, tia, irmãos... A família nem sempre acerta e a escola também erra! Por isso não podemos jamais esquecermos dessa parceria. Caminhemos juntos! Ajudemo-nos uns aos outros! 

Meu sonho é que sua criança se realize! Alcance seus sonhos e transforme sua vida para melhor! 
Meu sonho é que o processo de aprendizado seja eficaz, agradável e feliz!
Meu sonho é que você esteja próximo à escola e vivamos todos, como uma grande família em busca de uma humanidade cada vez melhor! 

Sou o seu parceiro! 
Você sabe que pode contar comigo.
- Eu posso contar com você?

Assinado: seu querido professor!

#escola #família #parceria #professor #educação
#apm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário